Ideias para ambientes minúsculos

bancada

Viver em ambientes muito pequenos pode ser um desafio diário, é necessário muito planejamento e organização para que o espaço se torne funcional e ao mesmo tempo confortável. Casas de tamanho muito reduzido muitas vezes possuem espaços integrados onde um mesmo ambiente recebe duas ou mais funções. Para otimizar os cômodos e suas funções específicas podemos lançar mãos de vários recursos e estratégias para que o ambiente ganhe em harmonia, funcionalidade e conforto. Trazemos algumas ideais para você adaptar em sua casa.

Marcenaria organizando o espaço

dois-ambientes

Por mais que a residência trate-se de um ambiente totalmente integrado é importante criar uma certa delimitação visual tanto para tornar o ambiente mais funcional quanto para proporcionar aos moradores um dia a dia agradável dentro de casa. Para desempenhar essa função a marcenaria se apresenta como uma grande aliada para os espaços extremamente reduzidos criando soluções para armazenar e organizar o ambiente. Nesse projeto a marcenaria foi utilizada para resolver todo o problema de armazenagem e também para criar uma separação visual entre os ambientes, delimitando cozinha, área de estar e área de descanso.

Área de serviço camuflada na cozinha

minusculos

Ter a cozinha e a área de serviço dividindo o mesmo espaço é algo muito comum em ambientes compactos. Essa situação pode ser contornada de forma simples, através de soluções que “camuflem” os itens da lavanderia. Nesse projeto a cozinha e a área de serviço foram alocadas de forma linear mas em blocos separados, dessa forma foi possível instalar um painel de madeira ripada que desliza sobre trilhos e que hora esconde o espaço da cozinha e hora a área de serviço de maneira discreta e totalmente integrada a decoração.

Bancada x mesa de jantar

bancada

Quando contamos com um espaço de tamanho reduzido devemos definir quais são os elementos prioritários para compor o ambiente. Está claro que alguns itens são imprescindíveis mas outros podem ser substituídos por versões mais compactas que ocupe menos espaço mas que desempenhe a mesma função. Como exemplo podemos citar a cama que pode ser substituída por um sofá-cama ou a mesa de jantar que pode ter seu papel desempenhado através de uma bancada. Nesse loft de apenas 34m² a mesa de jantar fui substituída pela bancada da cozinha, equipada com banquinhos e oferecendo um espaço confortável para atender os moradores na hora das refeições.

Mesmo piso em todo o espaço

minusculos-PISO

Manter a unidade visual através do piso em um ambiente integrado é uma maneira de aportar mais amplitude aos espaços reduzidos. O fato de não existir divisões ou recortes pela inclusão de outro tipo de piso faz com que o cômodo aparente ser maior do que realmente é.  Neste exemplo a sala de estar, jantar e cozinha se encontram em um mesmo ambiente que foi totalmente revestido por um piso vinílico que simula a madeira em uma tonalidade clara, o que potencializa ainda mais o efeito.

Privacidade em ambientes integrados

giphy

A integração também pede um pouco de privacidade, principalmente quando o dormitório é totalmente aberto para a área social. Para isso podemos utilizar vários recursos como portas de correr, estantes, elementos vazadas e até mesmo cortinas. Para esse projeto foram escolhidas cortinas com a mesma tonalidade das paredes para fechar o dormitório garantindo uma maior privacidade para a área intima e impedindo a passagem da luz durante as horas de sono.

Otimize o espaço do banheiro

BANHEIRO

Banheiros pequenos merecem o máximo de planejamento para que seu espaço seja melhor aproveitado. Utilizando elementos com as dimensões adequadas e complementos auxiliares é possível transformar o banheiro em um ambiente funcional e com espaço de armazenagem suficiente para o uso do dia a dia. As cubas de sobrepor ocupam menos espaço e permitem utilizar uma bancada menos profunda, a ausência de armário sob ela pode ser compensada por nichos aéreos que fornecem espaço para armazenagem e elementos decorativos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *