Pinte sua casa de acordo com seu estilo

retro

Quando vamos decorar a casa procuramos reproduzir no ambiente nossa personalidade, gostos e preferências pessoais. A caracterização do espaço se da de várias maneiras, através dos móveis, complementos decorativos, elementos têxteis, iluminação e principalmente através das cores. Com elas podemos dar vida a um cantinho sem graça, iluminar um cômodo escuro e até mesmo adicionar um toque decorativo que remeta a um estilo específico como o moderno, retrô, rústico, industrial e etc. Trazemos algumas dicas para você mudar a cor das paredes e criar uma releitura moderna e atual do seu estilo decorativo preferido nos ambientes da sua casa.

Retrô

retro

O estilo retrô é caracterizado pelo seu visual marcante e por recriar a atmosfera decorativa presente nos anos 50, 60 e 70. É um estilo divertido, com mistura de cores, texturas e estampas complementados pelos eletrodomésticos e móveis típicos da época, que são facilmente reconhecidos por suas linhas retas, superfícies amplas e lisas e os inconfundíveis pés palitos. As cores vibrantes como o vermelho, verde, laranja, azul e amarelo estão sempre presentes, geralmente em combinações contrastantes e chamativas. Para recriar esse estilo em sua casa trabalhe com detalhes e crie composições sem exageros, utilizando uma base neutra e combinando cores complementares nas paredes, no mobiliário ou em pequenas peças decorativas.

Romântico

love

Engana-se quem pensa que o estilo romântico é caracterizado por ambientes exclusivamente femininos, com excesso de flores, babados e fitas. Hoje em dia a releitura desse estilo preza pela criação de espaços acolhedores, íntimos, serenos e cheios de conforto. As cores predominantes nesse estilo são o rosa antigo, lilás, creme, tons pastel, cinzas suaves, dourados, prateados e até mesmo algumas tonalidades mais fortes como amarelo, azul e fúcsia. Crie ambientes descontraídos ou casuais combinando as cores com texturas e materiais mais modernos como madeira natural, detalhes em inox, revestimentos cerâmicos e pastilhas coloridas.

Moderno

moderno

A decoração de estilo moderno abrange todas as tendências que tiveram início na segunda metade do século XX até os dias atuais. Podemos definí-la como um estilo prático, simples e mais despido de elementos decorativos onde as formas geométricas e o mobiliário minimalista, algumas vezes com toques futuristas, são os destaques. Os materiais novos e tecnologicamente avançados como fibra de vidro, plástico, aço escovado, etc, são frequentemente utilizados na composição dos ambientes juntamente com uma combinação de cores que podem variar entre o branco, preto, cinza, azul, e outras tonalidades mais vibrantes como o magenta, berinjela e turquesa. É um estilo decorativo que permite ousar na composição dos espaços como por exemplo utilizando a cor preta nas paredes para destacar um ambiente da casa.

Minimalista

minimalista

O estilo minimalista é direcionado pela simplicidade e praticidade, originando ambientes onde a estética e a funcionalidade andam de mãos dadas. Nesse estilo a composição dos ambientes é realizada de maneira simples e enxuta, contanto com poucos móveis e elementos e destacando a real funcionalidade dos cômodos. Essa simplicidade prevalece também na escolha de cores onde o branco, preto e o cinza são predominantes, algumas vezes acompanhados de tons diferenciados como o azul, verde e beges. O cinza é uma ótima escolha para fugir do branco tradicional e adicionar uma pitada de cor nas paredes que remeta ao estilo minimalista.

Clássico

classico

É um estilo que está sempre na moda e é caracterizado pela elegância, atenção aos detalhes e conforto. Os espaços amplos e iluminados marcam o estilo assim como os móveis em madeira natural, luminárias pendentes, espelhos e a mistura de texturas como fibras naturais, couro e tecidos. A paleta de cores presente no estilo clássico varia entre o preto, vinho, verde esmeralda, azul marinho, dourado e prateado para os detalhes e o bege, cru, creme, gelo e branco para a base decorativa. Para quem procura uma cor diferente para pintar as paredes mas ainda seguindo a gama de tonalidades mais claras a cor gelo ou off white pode ser a opção ideal.

Étnico

etinico

No estilo étnico as cores e estampas falam mais alto e estão fortemente presente na decoração do ambiente. Os ambientes decorados caracterizam-se pela mistura e influência de diferentes culturas compondo um espaço exótico e cheio de personalidade. Opte pela praticidade e funcionalidade do ambiente e deixe que os detalhes falem por si só. As cores cítricas como o laranja, amarelo e verde são muito comuns nesse tipo de ambiente assim como o fúcsia, roxo, azul e turquesa. Combinar duas ou mais tonalidades juntamente com o branco é uma maneira de incluir essas cores na decoração sem pesar na composição e de maneira harmoniosa.

Rústico

estilo-rustico

É um estilo que nos transporta a ambientes campestres, caseiros e rurais, criando uma atmosfera aconchegante com grande presença de elementos naturais como a madeira, pedra, bambu, tecidos de fibra, vime, palha e até mesmo revestimentos feitos a partir da casca de coco. Para esse estilo as cores quentes e terrosas, que recriam os tons da natureza, prevalecem com uma gama de tonalidades que varia entre o vinho, marrom, bege, laranja, amarelo e verde.

Industrial

cimento

O estilo industrial é uma tendência decorativa que vem ganhando muitos adeptos tanto pela sua beleza como pela praticidade na construção e decoração, já que o estilo é caracterizado por ter as tubulações elétricas e estruturas, como paredes de cimento, contrapiso, tijolos cerâmicos ou blocos de concreto, totalmente aparentes. As cores predominantes nesse estilo são o branco, cinza, preto, azul  e tons metalizados como o prata e o cobre. Uma maneira de incluir o estilo industrial na decoração de forma prática e sem a necessidade de reformas e reproduzir através de tinta e textura o efeito do cimento queimado nas paredes. Esse tipo de pintura deve ser aplicada por um profissional e quando bem realizada o efeito do cimento queimado é recriado com perfeição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *